Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno.

Baixe o navegador Google Chrome

Canguru foca nos próximos 50 anos

Publicado em: 25 /05
Canguru foca nos próximos 50 anos

Visionária e pioneira. Talvez essas sejam as palavras que melhor definam a Canguru Embalagens. Amanhã, dia 26 de maio, a empresa chega às cinco décadas de história. Mesmo em meio à pandemia do coronavírus, a instituição se mantém firme e em crescimento. Um comitê de crise foi criado, ainda no mês de março, para enfrentar a situação de maneira rápida e eficiente. “Nossa primeira preocupação, naquele ?momento, foi em como aumentar nossos níveis de higiene e limpeza, de maneira a garantir a segurança de nossos colaboradores. Pudemos contar com uma vantagem, que foi o fato de já sermos uma empresa com altos padrões de cuidados com higiene e segurança nos processos, fruto de nossa certificação BRC grade A”, explica o diretor executivo do Grupo Jorge Zanatta, Leandro Buciani. Até o momento, não há casos de Covid-19 notificados entre os quase 1000 funcionários do Grupo, que contempla as empresas Canguru e Imbralit.


Os clientes seguiram sendo atendidos normalmente, pois muitos deles são indústrias de primeira necessidade. “Neste sentido, adequamos nossa produção para aumentar os níveis de segurança dos colaboradores, sem, no entanto, deixar de atender adequadamente nossos clientes”, pontua Leandro. A terceira frente de ação contra o coronavírus foi garantir a manutenção da liquidez e confiança da empresa no mercado financeiro. “Conseguimos nos manter com uma situação de liquidez boa e níveis de inadimplência muito baixos. Considerando a dimensão sem precedentes desta crise, acreditamos que apesar de todos os problemas e dificuldades enfrentados diariamente, estamos conseguindo atravessar bem o momento”, comenta o diretor executivo.


Além de seguir superando os desafios, com foco em crescimento e fortalecimento da marca, a empresa também pretende continuar perpetuando a força do negócio, fornecendo produtos de qualidade ao mercado, garantindo empregos e segurança às famílias que são impactadas pelos negócios da empresa, assim como prosperidade à toda a região Sul de Santa Catarina


Crescimento será mantido


Os principais mercados atendidos pela Canguru são pet food, higiene e beleza. A intenção da empresa é manter o crescimento nestes mercados. “Utilizando como base a sustentabilidade, nosso pilar principal de inovação. As expectativas para o futuro são muito boas”, enfatiza o gerente nacional de vendas, Marcelo Vieira de Sá.


O planejamento estratégico da empresa contempla cinco anos e foi elaborado em 2018. Até o momento, as metas estão sendo cumpridas. “Claro que a crise atual trará mudanças significativas na economia e na sociedade em geral, transformações estas que serão discutidas em nossa próxima revisão anual que deve ocorrer entre o fim de 2020 e começo de 2021”, destaca Marcelo. “Nos últimos três anos a Canguru fez investimentos relevantes em inovação, melhoria de processos, aumento de capacidade, produtividade e qualidade, sendo que estamos agora começando a colher os frutos deste trabalho. Um de nossos valores é o entusiasmo e é com este sentimento que olhamos para o futuro”, completa o gerente nacional de vendas.


Uma história de sucesso desde os anos 1970


Idealizada e fundada pelo empresário Jorge Zanatta, na década de 70, a indústria tem o legado dele identificada em cada projeto, decisão, métodos de gestão e até mesmo no comportamento dos colaboradores que herdaram a visão positivista em relação ao futuro. Valores como humildade, respeito, transparência e energia pelos negócios também permanecem latentes na rotina diária. “Tem que vibrar! Pois se assim não fizeres, não vais chegar a lugar nenhum”, costumava dizer Zanatta, a quem convivia diretamente com ele.


Referência no mercado nacional, quando o assunto é embalagens plásticas flexíveis de qualidade, a Canguru venceu inúmeros desafios que surgiram ao longo dos últimos 50 anos, sempre focada em manter inovação como uma das principais características, seja em mercado, produto, tecnologia e gestão. E mais do que nunca, seu time de profissionais qualificados atua para que a indústria continue sendo vista como uma parceira de confiança que provê soluções para seus clientes.


Para o futuro, as expectativas são as melhores possíveis. Como o mercado de embalagens é dinâmico e novas tecnologias e necessidades surgem a cada momento, a Canguru busca seguir como referência para o segmento e continuar se destacando como uma empresa que fornece soluções aos clientes, com qualidade e eficiência, mas sem perder a simplicidade que está no DNA do negócio.


Atualmente, a Canguru segue colhendo os frutos desse trabalho realizado com tanta dedicação nos últimos 50 anos, agora sob a condução da família que participa de forma ativa e estratégica do Conselho Administrativo. Influenciados pelos ensinamentos deixados por Jorge Zanatta, os familiares diretamente ligados ao negócio mantêm a harmonia e o profissionalismo que contribuem para a manutenção da cultura da empresa. Sob o lema “Embalando bem, o que há de melhor”, a gestão conduz a indústria de forma segura e próspera rumo ao futuro.


Por: Tiago Monte.